segunda-feira, 25 de outubro de 2010

HRP-4C:.A Japinha robô


Eu já tinha falado da “japinha robô” (que tem o nome retardado de HRP-4C) antes aqui no blog, mas esbarrei com este vídeo dela fazendo um show musica.
Ok. Esta ideia de tentar fazer um robô com pele de silicone e feições humanas gera um robô freak pra caramba, mas vamos parar um minuto para refletir no que significa um robô no palco, dançando e interagindo com humanos… Gente, se quando eu era guri me falassem que depois do ano 2000 eu veria isso, eu – com minha mente infantil – certamente acreditaria. Já na fase adolescente, acho que eu duvidaria e riria na cara do meu interlocutor. E então aqui estamos nós… E eu me espantando por ver que o futuro com robôs que parecem gente está chegando cada vez mais perto.





O sistema de aprendizado faz com que o robô consiga entender em que ponto ele tem que “respirar” na musica.

O interessante é que as bailarinas conseguem encontrar o tempo preciso da interação com o robô. Isso é muito legal. Sem falar que elas são plasticamente muito bem escolhidas, hehe






O que me incomoda neste robô é que as mãos são grandes demais. Isso provavelmente se dá pela questão da miniaturização dos servomotores que controlam as articulações da mão. São muitos pontos articulares, o que torna difícil a miniaturização necessária para que pareça estar na escala. Porém, isso será uma questão de tempo. Mas quebra o encanto. Dá a sensação que tem alguma coisa errada. Deviam ter colocado luvas de esqui no robô para disfarçar a escala.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews