quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Fique doidão com o "Gate of hades" A droga da internet


Ja tinha lido sobre o assunto em alguns jornais, dai hoje cai em uma materia da Super Interessante, e resolvi procurar sobre o assunto que é uma polêmica que existe há algum tempo, mas continua crescendo e gerando discussões. Trata-se do “i-dose”, também conhecido como “droga digital”, que estaria viciando os jovens via internet. Os i-doses são arquivos de MP3 feitos especialmente para induzir estados alterados em quem ouvir, dando supostamente sensações parecidas com as do consumo de maconha, heroina, ecstasy, LSD e outros

A Secretaria de Narcóticos de Oaklahoma, nos Estados Unidos, declarou, no mês passado, estar preocupada que o consumo dessas músicas leve os jovens a outros tipos de psicotrópicos. Vai ser uma disputa interessante: desde a pré-história, a humanidade usa músicas para entrar em transe. E, assim como as tentativas de controle na troca de arquivos de música e vídeo, barrar o consumo desses MP3 será quase impossível.

A nova onda não têm químicos, são ficheiros de som que circulam na internet e podem reproduzir os mesmos efeitos de outras drogas. O Instituto da Droga e da Toxicodependência ainda não conhece o fenómeno. Para arranjar uma droga digital não é preciso irmos ao bairro mais duvidoso da cidade ou correr o risco de sermos apanhados pela polícia. Uma pesquisa no Google é suficiente para conseguir gratuitamente um dos ficheiros de som que pretendem reproduzir os mesmos efeitos das drogas recreativas. “Gate of Hades” é um dos mais procurados na internet. Segundo a descrição no site www.i-doser.com – que, tal como o www.i-dose.us, é um dos principais agregadores desses ficheiros de drogas digitais -, quem ouvir este som pode esperar “pesadelos, experiências próximas da morte e muito medo”.

Além do “Gate of Hades”, que pode ser descarregado gratuitamente, o site da i-Doser tem disponíveis sons com nomes sugestivos como orgasmo, ecstasy ou heroína. Um CD com 6 ficheiros custa 16,36€ e, a avaliar pela quantidade de mensagens deixadas no fórum do site, existem muitos compradores.” Na minha cabeça estava a ser beijado por uma Na”vi do planeta Avatar”, relata Bryan que experimentou o ficheiro First Love. Massssss como a internet é uma graçinha tudo pode ser encontrado gratuitamente com umas pesquisas no google e tal…

Segundo o site, os efeitos conseguem–se através das “batidas binaurais”, isto é, quando cada ouvido recebe uma onda sonora diferente. “Este tipo de som chega a regiões do cérebro viradas para a detecção de sentimentos de satisfação como aqueles provocados pelo álcool ou pelas drogas“, explica ao i o neuropsicólogo Manuel Domingos. “Alguns são anárquicos, não têm frequência nem tom definidos e quando lhes somos submetidos de forma prolongada, podemos ficar com danos cerebrais, alterações de consciência ou de comportamento.”


Achei no youtube alguns vídeos de garotos que filmaram suas experiencias.



0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews